quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Concurso de Redação do Senado Federal estreia nos cinemas

Terceira edição do projeto chega à comunidade cinéfila

A Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal celebrou, no início do primeiro semestre, parceria com as redes de cinema Severiano Ribeiro e Cinemark. O apoio, intermediado pela Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esporte (CE), amplia a divulgação do Concurso de Redação, que em sua terceira edição homenageia o cinquentenário de Brasília.

A parceria permite, desde o dia 6 de agosto, a exibição do vídeo institucional do certame, antes da projeção dos filmes, em diversas praças do país (saiba mais). O espaço foi cedido, gratuitamente, pelas redes.

A programação é alterada a cada semana. Na próxima sexta-feira, dia 27, novas salas veicularão a chamada. A mudança permite maior disseminação do concurso à comunidade cinéfila.

Mais informações: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/COEVEN/link/003.pdf

Atenciosamente,
Equipe Gestora

Inscrições nos Cursos do Prominp: 17/08 a 12/09/2010‏

Já estão abertas as inscrições para os Cursos Gratuitos do Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural.

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Prominp, que tem por objetivo qualificar mão-de-obra para atender às demandas da indústria nacional de petróleo e gás. São 27.915 vagas nacionalmente e em Pernambuco são oferecidas 8.326, entre categorias profissionais de níveis básico, médio e superior.

O período de inscrições vai de 17 de agosto a 12 de setembro. Para os cursos de nível básico, a inscrição custa R$ 24,00. Nos níveis médio e técnico, R$ 40,00. Para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 60,00.

Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de atender aos pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas através do site do Prominp (www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Confira abaixo a lista de postos de inscrição credenciados onde os candidatos poderão acessar o site para realizar sua inscrição.

Atenção: Os beneficiários do Bolsa Família e todos aqueles inseridos no Cadastro Único podem solicitar isenção da taxa de inscrição, no período de 17/ a 24 de agosto. Basta preencher a ficha de inscrição disponível na internet, no site do Prominp e marcar os campos solicitados, preenchendo com o Número de Identificação Social (NIS). O beneficiário que não souber o seu NIS deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um local de atendimento do Bolsa Família do município ou uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando o documento de identidade.

Postos de Inscrição Credenciados

Cabo de Santo Agostinho
MICROLINS Fone: (81) 3521-2333
Av. Historiador Pereira da Costa, 201 – Centro

Ipojuca
LAN SERVICE Fone: (81) 3551-0187
Rua Mario da Costa Monteiro, 08 - Centro

Jaboatão
MICROLINS Fone: (81) 3481-8100
Av. Barão de Lucena, 206 – Centro

Olinda
MICROLINS Fone: (81) 3429-8005
Av. Presidente Getúlio Vargas, 1646 - Bairro Novo

Paulista
MICROLINS Fone: (81) 3438-4838
Rua Getúlio Vargas, 488 – Centro

Recife
MICROLINS Fone: (81) 3424-2260
Rua do Livramento, 21 - Santo Antônio

Clique aqui para baixar o edital.

Mais informações: http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/prominp0110/prominp0110.html

Atenciosamente,
Equipe Gestora

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Homenagem ao Dia do Soldado



*Texto elaborado por alunos do 1º ano D.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR DA 2ª FASE DA OBMEP – 2010 - NÍVEL 2 – FUNDAMENTAL

NOME SÉRIE/TURMA

Allyson Manoel Nascimento Venceslau 8°B
Lucas Alves Carneiro da Silva 8°B
Johnny Tiburtino Lopes 8°A
Pablo Felipe Ramos de Barros 8°A
Hannah Ceres Mello Santos 8°A
Heverton Rafael Santos Batista 8°A
José Dyarly S. Rabêlo 8°C
Willams Andrade de Araújo Amaral 8ºB

Atenciosamente,
Equipe Gestora

ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR DA 2ª FASE DA OBMEP - NÍVEL 3 – ENSINO MÉDIO

NOME SÉRIE/TURMA

Lucas Cunha Silva 3°E
Denise dos Santos Silva 2°B
Douglas Lucas da Silva 2°G
Geovane Ferreira de Arcelino 3°E
Leonardo Miranda da Silva de Abreu 2°E
Vanesca Leite dos Santos 2°H
Anna Gabriella Silva do Nascimento 1ºD
Cairé Carneiro Rocha 3ºC
Joyce Rodrigues Viana 3ºC
Rayss Raissa Thamara de Oliveira Silva 1ºD
Danilo Feijó Mota 2ºE
Eduardo Albuquerque dos Santos 2ºG
Hugo Henrique David Chaves da Silva 3ºG
Malli Willa Nascimento 2ºG
Marília Danielle Silveira da Silva 2°C
Osias Antão de Vasconcelos 2°B
Rafael Vieira Muniz 2°H
Rodolfo de Alexandre Martins 3°F
Rodrigo de Alexandre Martins 3°D
Rodrigo Henrique da Silva 1°A
Sérgio Pereira de Santana 3°A
Thayanne Milena Luzia Pereira da Silva 1°C
Thiago Henrique Alves dos Santos 3°D
Aide Alves de Oliveira 3°H
Anderson Souza de Almeida 1°D
Aryany Kelly Borborema Reis 2°B
Camila Roberta Correia Couto 1°A
Claudete de Albuquerque Ferreira 1°M
David de Souza Oliveira 3ºD
Deivison Felipe da Silva Dionizio 3°A
Douglas Felipe Aguiar Pereira 1°C
Ennya Rayane Santos da Silva 3°B
Fhilipy Soares de Lima 2°H
Heitor Raul Dias de Oliveira 1°A
Heryckson Douglas Gomes da Silva 2°F
Jaqueline Santana Soares 3°A
Jessé de Oliveira Neto 1°A
José Wanderson França Silva 3°A
Karollyne Negreiros Florêncio da Silva 2°B
Késsia Maria da Silva 1°I
Lunara Caroline Nascimento Gomes 3ºB
Manuella Scarlet Oliveira de Lima 2°B
Maria Eduarda Cadete Chaves 2ºH
Marília Ângela de Lima 2°C
Monaliza Priscila Oliveira Mendes 1°H
Monique Rodrigues de Melo 3ºD
Rafael Ferraz da Silva 1°A
Rafaela Gomes de Oliveira Silva 1°C
Raquel de Albuquerque Ferreira 1°L
Rayane Taís Gomes Laurentino 2°B
Rayanne Silva do Nascimento 3°F
Renata Cristina da Silva 3°F
Rickison Santana da Silva 3°A
Rosiene Ferreira de Oliveira 3°D
Tiago de Souza Lima 3ºA
Wanessa Cataline Bezerra 1°A
Willian Carlos Soares dos Santos 1°A
Allysson Valter Leite de Lima 1°E
Cláudio Cézar Paiva Pereira 1°B
Fernanda Érica Silva de Lima 2°A
Guilherme Bento da Silva 2°C
Henrique Emanuel de Oliveira 2°B
Jonson Pereira Vieira 1°H
Kedma Helena dos Anjos Silva 1°B
Maria da Conceição Pereira Valões 1°E
Nathalia Sthefany de Lima Almeida 1°H
Natália de Souza Silva 1°H
Tatyana Helena Correia de Lima 1°E
Thaysa de Aguiar Batista 2°C

Atenciosamente,
Equipe Gestora

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Projeto - Folclore

A Escola Luiz Delgado informa a toda Comunidade Escolar que no dia 21/08/2010 será realizada a culminância do projeto Folclore, no turno da manhã, das 7:30hs às 12:oohs.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Parabéns - Dia do Estudante

A Escola Luiz Delgado parabeniza todos estudantes pelo seu dia.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

terça-feira, 10 de agosto de 2010

GINCANA SOLIDÁRIA - REGULAMENTO

ROTEIRO

1. Inscrições: 02 a 10/08 ( responsável professora Eurídice Alves );

Sorteio das equipes para formar as Baterias: 13/08 (responsável professora Eulália);

3. Os responsáveis pela turma deverão entregar:
3.1. O nome dos 04 alunos que irão participar do Torta na Cara ( sexta-feira 13/08, responsável professora Eulália );
3.2. O kit ( sábado 14/08, responsável professores que serão divulgados no momento)
3.3. A ata de freqüência juntamente com as declarações (sábado 14/08, responsável Fátima Tavares)

4. Realização: sábado, 14/08 no horário de 07:30 às 12:00.


REGULAMENTO

Cada turma deverá apresentar-se com acessório de cor padronizada para melhor identificação e ter bom comportamento que, somará pontos a respectiva turma, pois o aluno que não respeitar as apresentações das outras equipes, a turma será desclassificada.;

2. As turmas não serão representadas por nenhum professor;

3. As atividades ocorrerão no pátio da escola no mesmo horário, com exceção da torta na cara;

4. As equipes deverão preencher a ficha de inscrição com o nome dos participantes de cada modalidade para a qual competirá;

As equipes deverão acatar as decisões da organização, caso contrário perderá pontos ou serão desclassificadas;

As corridas serão por baterias onde o vencedor de cada bateria receberá os pontos;

7. As embaxadinhas terão a mesma pontuação das corridas;

Os casais serão divididos também em baterias onde cada bateria dançará um ritmo diferente que será conhecido na hora;

9. A equipe deverá apresentar um cartaz de acordo com o tema pedido ( região de Pernambuco );

A caracterização de um personagem pernambucano e falar sobre essa pessoa;

A equipe deverá apresentar um aluno para apresentar um número como talento da turma;

TAREFAS

1. Entrega de 01 kit;
2. Corridas: de saco, de vassoura, da perna amarrada, do ovo.
3. Embaxadinhas;
4. Dança ( 01 casal);
5. Torta na cara;
6. Caracterizar um aluno de um personagem pernambucano;
7. Apresentar um aluno talento da turma ( cantor, dançarino, tocar um instrumento, etc. );
8. Apresentar um cartaz sobre Pernambuco ( usar a criatividade ).


PREMIAÇÃO

Será dada aos alunos que participarão da gincana uma nota (nas atividades), nas disciplinas dos professores envolvidos. A turma terá que realizar todas as tarefas pedidas para receber a nota ;

A turma vencedora receberá além da nota medalha.

ANEXO

O kit será formado pelos produtos:
· 10 sabonetes;
· 05 escovas de dentes;
· 05 creme dental;
· 05 desodorantes;
· 05 pacotes de absorventes;
· 05 litros de água sanitária;
· 05 litros de desinfetante;
· 05 tabletes de sabão em pedra;
· 05 pacotes de sabão em pó;
· 01 pacote de fralda (qualquer tamanho)
· 06 rolos de papel higiênico;
· 06 cuecas (qualquer tamanho);
· 06 calcinhas (qualquer tamanho);
· 04 sutien (qualquer tamanho).


Observação: Qualquer dúvida procurar a professora Eulália.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE CLASSE

Diário Oficial do dia 10-07-2010 – Página da Secretaria de Educação

ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS NÍVEIS DE ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO E DAS MODALIDADES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E NORMAL MÉDIO

As Secretarias Executivas de Desenvolvimento da Educação e da Gestão da Rede, através da Gerência de Normatização do Ensino, orienta as Escolas da Rede Estadual de Ensino quanto ao preenchimento do Diário de Classe da Educação Básica dos Níveis de Ensino Fundamental, Ensino Médio e das Modalidades, Educação de Jovens e Adultos e Normal Médio com base no Decreto Estadual nº 30.362, de 18/04/07 e considerando o que preceitua a Lei Federal nº 9.394/1996 LDB, Lei Federal Nº. 8.069/1990, a Lei Estadual nº. 12.280/2002, a Instrução Normativa Nº. 04/2008 de 17/06/2008, a Instrução Normativa nº 11/2008 de 27/11/2008 e considerando que:

• o diário de classe é um instrumento legal de registro do planejamento e do desenvolvimento das atividades pedagógicas do(a) professor(a) e das situações didáticas da vida escolar dos(as) estudantes, do acompanhamento das suas aprendizagens e do desempenho escolar;

• no diário de classe deve constar: a relação nominal dos(as) estudantes, em ordem alfabética, observações sobre o rendimento, frequência justificada e atitudes comportamentais; o planejamento das aulas, o registro dos conteúdos trabalhados em situação didática de cada bimestre e as atividades ou projetos especiais.

Assim sendo, nos parágrafos que seguem são apresentadas as competências da secretaria da escola e do(a) professor(a) para o preenchimento do diário de classe.

Dos Procedimentos

Os registros devem ser feitos manualmente, com caneta de tinta azul ou preta, sem rasuras. Caso seja necessária alguma retificação, esta deve ser rubricada e, no campo das observações, justificada – com a citação da página em que foi feita a retificação.
Para o Ensino Fundamental anos iniciais I e II ciclos, as orientações estão contidas na capa e na 1ª folha do diário de classe.

1 - Capa (Competência do(a) Secretário(a))

Destinada a identificação do ano, escola, professor(a), componente curricular, série/ano, turma, turno e código da turma/SIASI, deve ser preenchida a mão.
Em se tratando de Educação de Jovens e Adultos os itens 2 e 3 da orientação não se aplicam, bem como o campo destinado ao SIASI no item 1.

2 - Horário (Competência do(a) Professor(a))

2.1 - Horário da Turma
Registro do horário semanal das aulas de acordo com o horário estabelecido com a escola.

2.2 - Aulas no Contra Turno

Registro do horário dos componentes curriculares ministrados no contra turno.

2.3 - Aulas Atividades (manhã/tarde/noite)

Registro do horário e o dia das atividades realizadas, de acordo com o planejamento elaborado junto com a escola. Em consonância com o estabelecido no Estatuto do Magistério – Lei Nº 11.329/96, deve acontecer no ambiente da escola.

3 - Data de Admissão/Motivo da Admissão após o Período Regular/Data de Nascimento, Nome do Estudante, Sexo, Estudante Transferido, Distorção Idade-Série-Ano e outra situação. (Competência do(a) Secretário(a))

3.1 - As informações referentes ao nome do estudante, data de nascimento e sexo, devem ser preenchidas por ordem alfabética, de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade dos(as) estudantes.

3.2 - Os estudantes matriculados após o início do ano letivo serão inseridos no final do diário de classe, onde deverá constar a data, o motivo da admissão, o turno e a turma.

3.3 - Apresenta Distorção Idade-Série-Ano (Competência do(a) Secretário(a))

O registro da distorção idade-série-ano de cada estudante dar-se-á de acordo com o quadro a seguir:

3.4 - Registrar a situações do(a) estudante, tais como: transferido(a), falecido(a), remanejado(a), entre outras.

4 - Frequência (Competência do(a) Professor(a))

4.1 - Para o registro da frequência ou ausência do(a) estudante, utilizar as letras: C – Compareceu, F – Faltou, FJ – Falta justificada. Fazer mensalmente a contagem das faltas e não deixar nenhum espaço em branco.

4.2 - Para o registro do total de faltas, deverão ser consideradas apenas as faltas não justificadas.

4.3 - Deverá ser considerado o campo destinado ao percentual de por componente curricular, uma vez que a freqüência mínina exigida é de 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas letivas para aprovação. (inciso VI, Artigo 24 da LDB nº 9.394/96.

4.4 - Frequência anual do(a) Estudante (Competência do(a) Secretário(a))

O cálculo do percentual de frequência anual deve ser realizado pela secretaria da escola e anotado na ficha individual do(a) estudante.

Fórmula
Total de Frequência Anual do Estudante X 100 = %
Carga horária Letiva Anual

4.5 - A frequência anual do(a) estudante deve ser registrada no espaço intitulado: “registrar os motivos da ausência do(a) estudante e as providências adotadas para assegurar a sua permanência.” com base na LDB Nº 9.394/96, Artigo 24, Inciso VI e a Instrução Normativa Nº 04/2008, Artigo 6º, a frequência é de 75%, do total das horas letivas do ano/ciclo/série/módulo/ fase/anos de escolaridade.

5 - Registro de Avaliação da Aprendizagem Bimestral (Competência do(a) Professor(a))

5.1 - Em cada unidade didática bimestral serão realizadas de 2(duas) a 5 (cinco) atividades avaliativas, resultando em duas notas.

A 1ª nota de cada bimestre é cumulativa e será constituída pelo somatório da pontuação, de 0 (zero) a 10,0 (dez virgula zero), atribuída ao total de atividades realizadas no 1º momento do bimestre, conforme o inciso I do artigo 13 e o § 1º do Artigo 15 da Instrução Normativa nº 04/2008.

A recuperação paralela (RP) é direito do(a) estudante e deve ocorrer de forma paralelamente, no período referente a 1ª nota durante as unidades didáticas, através de atividades diversificadas.

O estudante que não compareceu a uma ou mais atividade avaliativa, será usado o registro NC (não compareceu), e não a pontuação (zero), ficando determinado o prazo para recorrer até o final do bimestre.

A 2ª nota, de acordo com o Inciso II, Artigo 13 da Instrução Normativa Nº. 04/2008 “é a síntese dos conteúdos ensinados e realizados individualmente pelo(a) estudante, no final de cada unidade didática bimestral”.

A atividade avaliativa da 2ª nota não se restringe apenas à prova, mas a qualquer instrumento avaliativo aplicado pelo(a) professor(a).

5.2 - A média aritmética do bimestre é o resultado obtido pelo(a) estudante ao longo de cada unidade didática, de acordo com artigo 14 da Instrução Normativa Nº. 04/2008.

6 - Média Anual (Competência do(a) Professor(a))

Registrar a Média anual das 04 (quatro) unidades bimestrais. Quando inferior a 6,0 (seis), o(a) estudante será submetido à recuperação ao final do ano letivo.

6.1 - Recuperação Final

Registrar a nota de avaliação do(a) estudante que não atingiu a média anual 6,0(seis).

6.2 - Nota após Recuperação Final

Registrar a nota da recuperação final. De acordo com o § 5º Artigo 15 da Instrução de Avaliação Nº 04/2008. Caso a nota da recuperação seja menor do que a média anual prevalecerá a maior nota.

Onde se lê no Diário de Classe: nota anual, leia-se: média

6.3 - Nota após Conselho de Classe

Registrar a nota do(a) estudante em caso de alteração após o Conselho de Classe.

6.4 - Situação Final (Competência do(a) Professor(a))

Deverá ser registrado o resultado final do(a) estudante de acordo com as situações apresentadas neste item (Progressão Plena/Progressão Parcial/ Reprovado).

7 - Progressão Parcial de Anos Anteriores

Essa informação deve ser prestada e registrada, conforme a dinâmica adotada pela escola de acordo com o que determina o Artigo 7º da Instrução Normativa nº 04/2008.

8 - Observação sobre o(a) Estudante (Competência do(a) Secretário(a))

Registrar a cada bimestre observações relevantes da trajetória do(a) estudante em relação a rendimento, frequência justificada e aspectos atitudinais.

Onde se lê no Diário de Classe: frequência justificada, leia-se: falta justificada.

8.1 - Período de Recuperação e Avaliação Final

Registrar o período das aulas de novas oportunidades de ensino e a nota da avaliação do(a) estudante que não atingiu a média anual 6,0 (seis vírgula zero).

8.2 - Decisão do Conselho de Classe

Registrar os resultados das aprendizagens e das observações especiais, principalmente as alterações da nota após o Conselho de Classe, em cada bimestre.

9 - Pessoa com Deficiência

Informar se o(a) estudante é deficiente, qual a deficiência, com base no laudo médico ou atestado pela Equipe de Educação Especial/UIAP.

9.1 - Educação Especial – Professor (Competência do(a) Secretário(a))

Registrar se há professor itinerante, intérprete, braillista e instrutor.

9.2 - Sala do Atendimento Educacional Especializado

Assinalar se a escola oferece este atendimento.

10 - Motivos da Ausência e Providência Adotadas

10.1 - Dispensa de Educação Física (Competência do(a) Professor(a))

Registrar de acordo com o que determina a Lei nº 10.793/2003 de 02/12/2003

10.2 - Os(as) estudantes com 5 (cinco) faltas consecutivas ou 10 (dez) alternadas, deverá ser feito o registro e comunicação à Equipe Gestora, que deverá adotar as providências cabíveis, de acordo com o que determinar os Incisos VII e VIII, Artigo 12 da LDB nº 9.394/96.

11 - Planejamento (aulas Previstas) (Competência do(a) Professor(a))

11.1 - Aulas Previstas: quantidade de aula prevista por bimestre/componente curricular, de acordo com a Matriz Curricular e o período da unidade didática.

11.2 - Aulas Dadas: considerar as aulas ministradas, salvaguardando o direito do(a) estudante aos 200 dias letivos. Em caso de falta do(a) professor(a) e ou de outras particularidades, deverá ser garantida a reposição das aulas.

11.3 - Justificativa: registrar o motivo, caso o número de aulas dadas seja inferior às aulas previstas e às exceções.

11.4 - Planejamento: registrar os objetivos a serem construídos pelos(as) estudantes, eixos temáticos/conteúdos, procedimentos metodológicos e procedimentos avaliativos previstos por bimestre.

11.5 - Caso o calendário letivo seja diferente, especificar no campo adequado.

11.6 - O planejamento deverá ser assinado e datado pelo(a) professor(a) e validado pelo(a) Educador(a) de Apoio ou representante da Equipe Gestora.

12 - Observações/Projetos/Outras Situações Didáticas (Competência do(a) Professor(a))

Espaço destinado a anotações especiais sobre projetos e outras situações didáticas relevantes.

13 - Conteúdos Trabalhados em Situações Didáticas (Competência do(a) Professor(a))

Registrar diariamente de forma sequenciada as aulas ministradas, mencionando os conteúdos e as situações didáticas utilizadas pelo(a) professor(a). Caso as aulas sejam geminadas ou ministradas no mesmo dia e na mesma turma, podem ser registradas em apenas um espaço, especificando os números das aulas.


13.1 – Especificamente em 2010, o registro das aulas ministradas em Língua Portuguesa e Matemática deverá ser de 03(três) aulas em cada espaço em relação ao registro dos conteúdos trabalhados em situação didática.

Recife, 08 de julho de 2010

Aida Monteiro
Secretária Executiva de Desenvolvimento de Educação

Margareth Zaponi
Secretária Executiva de Gestão da Rede

Vicência Barbosa de Andrade Torres
Gerência de Normatização do Ensino

Atenciosamente,
Equipe Gestora

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inscrições para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

As inscrições do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, começam nesta sexta-feira (6) com alterações no edital. Pela primeira vez, o instituto aceitará candidatos maiores de 23 anos que optarem por seguir carreira civil, além de casados e arrimos de família para as carreiras militar e civil. As mudanças ocorreram por recomendação do Ministério Público Federal.

As inscrições vão até 15 de setembro e o valor da taxa é de R$ 100. O vestibular traz ainda uma nova opção de curso: engenharia aerospacial.

Segundo o procurador da República do Ministério Público Federal, Fernando Lacerda Dias, a recomendação foi feita devido à grande quantidade de mandados de segurança de maiores de 23 anos que queriam prestar o vestibular. "Todo vestibular tinha essa discussão sobre a idade. Com relação aos casados e arrimos de família, não havia sentido haver esses pré-requisitos", disse.

A distinção entre a carreira militar e civil foi mantida com relação à idade, de acordo com Dias, porque há fundamento lógico da exigência da idade para carreira militar. "Mesmo assim, não fica descartado que se possa discutir juridicamente a questão da idade na carreira militar", afirmou.

"Em média, nos últimos vestibulares, cerca de 40% dos inscritos optaram por seguir a carreira militar e 60% optaram pela carreira civil", disse o coordenador de concursos do instituto, Luiz Carlos Rossato.

Segundo o assistente do reitor do ITA, major Alexandre Okada, a decisão de fazer as mudanças foi tomada conjuntamente com o Ministério Público Federal. "Evita liminares que eram feitas", disse. Com relação aos casados, Okada afirmou que "não haverá facilidades" nos cursos.

Neste ano, o instituto também promoveu pela primeira vez o programa de isenção de taxa de inscrição, por recomendação do Ministério Público Federal, e 46 pessoas foram beneficiadas.

A inscrição no vestibular deverá ser feita exclusivamente pela internet com o preenchimento do requerimento de inscrição. É imprescindível o fornecimento do número do CPF do próprio candidato. O site do vestibular é www.ita.br/vestibular.

Serão disponibilizadas 130 vagas para os cursos de graduação em engenharia nas especialidades de aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial.

Todos os cursos têm cinco anos de duração e são ministrados em período integral. Todos os estudantes do ITA têm a opção de morar em alojamentos do campus, mas casados e arrimos de família só poderão morar sozinhos no local, segundo Okada. "Não temos condições de dar alojamento para família", disse o assistente do reitor.

O vestibular é realizado em uma única fase e as provas serão aplicadas em 22 cidades brasileiras e no Distrito Federal, entre os dias 14 e 17 de dezembro, das 8h às 12h (horário de Brasília).

Fonte PE 360 Graus


Atenciosamente,
Equipe Gestora