sexta-feira, 19 de março de 2010

Vigilância de Saúde presta informações sobre o vírus da gripe A

As secretarias de Educação e de Saúde estão orientando os gestores das 1.105 escolas estaduais quanto ao quanto ao uso dos bebedouros nas unidades de ensino, com o objetivo é prevenir a transmissão do vírus da gripe A (H1N1). Segundo o setor de Vigilância em Saúde da SES, as escolas que fazem uso de bebedouro de jato de água deverão manter os bebedouros limpos, lavando-os com água e sabão, além de orientar os estudantes a utilizarem copos individuais para beber água. As escolas particulares já seguem essa orientação e as crianças e jovens se acostumaram a levar de casa a sua garrafinha d'água ou copo.

Além do cuidado com os bebedouros, é importante que os alunos lavem as mãos, não compartilhem alimentos, toalhas, canudos e outros objetos pessoais e não usem medicamentos sem orientação médica.

No Estado, algumas unidades estaduais já se previnem contra a doença realizando iniciativas pedagógicas com os estudantes. Um exemplo é a Escola Estadual Alice de Barros Correia de Araújo, em Camaragibe. A professora de química da unidade, Elizângela Sena, e os estudantes começaram a produzir álcool em gel e a ação, além de ajudar na prevenção da gripe, também contribui para aumentar o conhecimento dos alunos na disciplina.

Gripe A (H1N1) – É uma infecção viral do sistema respiratório de elevada transmissão. A doença tem início abrupto, com febre, em geral acima de 38º, tosse seca, dor de garanta, dor muscular e dor de cabeça, com evolução em poucos dias. Sua principal complicação são as pneumonias, responsáveis por grande número de internações no País.

Fonte: Site da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será enviada a Direção da Escola Luiz Delgado. Em breve entraremos em contato.